Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Atividade: A consolidação do capitalismo e As teorias sociais


A consolidação do capitalismo

A ideologia burguesa, o liberalismo, fortaleceu-se e foi responsável por reformas que tiraram a economia do controle do estado.
O sistema econômico capitalista consolidou-se. Esse sistema caracteriza-se pelo acúmulo de capital, propriedade privada, obtenção de lucro e trabalho assalariado.
A concentração de capital estimulou a livre concorrência das empresas capitalistas. As mais ricas foram absorvendo as mais fracas. Os grandes grupos financeiros aliaram-se para monopolizar o mercado consumidor.
A concentração de capitais nas mãos da burguesia acentuou a exploração do operariado urbano. Com a segunda fase da Revolução Industrial, ocorreu progressiva diminuição da jornada de trabalho, bem como a regulamentação do trabalho feminino e infantil. Nesse período, os trabalhadores começaram a se organizar em sindicatos e surgiu a primeira organização internacional dos trabalhadores, com o objetivo de unificar a luta operária.

1 – Qual foi a ideologia da burguesia industrial?

2 – O que caracteriza o sistema econômico do capitalismo?

3 – O que mudou para os trabalhadores na segunda fase da revolução industrial?

As teorias sociais

Os conflitos sociais gerados pela exploração dos trabalhadores e pelo aumento da desigualdade, social levaram muitos intelectuais a questionar os efeitos da industrialização e da ordem capitalista. As teorias socialistas surgiram nos séculos xviii e xix.

O socialismo utópico

A primeira doutrina foi a do socialismo utópico, representada por Robert Owen, Saint-Simon, Louis Blanc e Fourier, pensadores que defendiam uma sociedade mais justa, na qual haveria acordos entre capitalistas e trabalhadores. Foram chamados de utópicos porque acreditavam nessa possibilidade de conciliação.

O socialismo científico

Surgiu com Karl Marx e Engels, que defendiam a união e a luta do operariado contra a exploração. O socialismo cientifico mostrava que uma sociedade mais justa só seria possível por meio da luta dos trabalhadores contra o poder político da burguesia, por isso Marx e Engels pregavam a necessidade de derrubar a burguesia do poder e pôr fim à propriedade privada. Esse pensamento está contido nas obras manifesto comunista, de 1848, contribuição à critica da economia política, de 1859, sendo que, em 1867, Marx publicou o capital, fundamento do socialismo científico.

O socialismo cristão

A igreja católica procurou acompanhar as inovações dos tempos e não poupou críticas à exploração capitalista dos trabalhadores.
Sua doutrina foi iniciada em 1891 pelo papa leão xiii, na encíclica Rerum Novarum. Por meio dela, a igreja propôs a aproximação entre patrões e operários, a participação destes nos lucros das empresas, o salário mínimo digno, a formação de sindicatos de trabalhadores e a        defesa da propriedade privada.

O anarquismo

O anarquismo era uma ideologia extremamente radical que defendia a revolução armada, a derrubada imediata e a supressão do estado. Os anarquistas acreditavam que o homem era capa, de viver em paz, sem a instituição do estado. Os principais representantes dessa tendência eram Bakunin e Kropotkin.

4 – associe corretamente as duas colunas:

A) Socialismo utópico
B) Socialismo científico
C) Socialismo cristão
D) Anarquismo

( ) Defendia uma sociedade mais justa, na qual haveria acordos entre capitalistas e trabalhadores.

(  ) Defendia a união e a luta do operariado contra a exploração da burguesia e a instalação de um regime socialista baseado no poder dos trabalhadores.

(   ) É fundamentado pela obra o capital.

(  ) Era uma ideologia extremamente radicalque defendia a revolução armada, e a supressão do estado.

(   ) Era representada por Bakunin e Kropotkin.

(  ) Baseado na encíclica Rerum Novarum, era uma alternativa para superar os conflitos entre os trabalhadores e os capitalistas.

(  ) Criado por Karl Marx e Engels.

Revisão

1 – Podemos definir revolução industrial como:
A) Um conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia que se iniciou no século xviii e se prolongou pelo século xix. (  )

B) O processo em que a máquina suplantou o trabalho humano e surgiu uma nova relação entre trabalho e capital. (  )

C) A transformação econômica que deu origem às fábricas e ao trabalho assalariado. (   )

D) Todas as anteriores estão corretas. (  )

2 – Coloque F para falso e V para verdadeiro:

A) (  ) Com a revolução industrial, os operários passaram a viver em condições miseráveis, trabalhando de 14 a 16 horas diárias, inclusive as crianças.

B) (  ) No início da revolução industrial, havia uma série de leis trabalhistas que protegiam os direitos dos operários.

C) (  ) A revolução industrial trouxe enorme avanço na medicina e com isso muitas doenças, como o tifo, a bronquite e a tuberculose, desapareceram, principalmente entre os trabalhadores.


D) (  ) Com o início da industrialização o trabalho das mulheres e das crianças era muito valorizado e por isso seus salários eram maiores que os dos homens.

2 comentários: